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É o telefone que vem com a tecnologia VoIP embutida e, em função dessa funcionalidade, não precisa de um ATA nem do computador para fazer ou receber chamadas de voz sobre IP. Este pode ser ligado diretamente à internet ou à rede local (switch ou hub), desde que tenha conexão com a internet

Não. O Telefone IP vem com a tecnologia VoIP embutida e não precisa do uso do computador. Já o telefone USB é conectado ao computador e precisa do mesmo para utilizar o sistema VoIP.

É um software que simula as funcionalidades do telefone IP em um computador. Precisa apenas ser baixado da Internet e configurado com uma conta da Tellfree para fazer e receber chamadas VoIP.

Uma evolução do PABX convencional utilizado pelas empresas para ter um tronco telefônico VoIP com vários ramais. No caso do PABX IP, o equipamento permite a mobilidade dos ramais, já que o número do ramal estará ligado a um gateway ou ATA e não mais a um cabo específico, que poderá ser transportado para qualquer lugar com acesso à Internet. Exemplo: o ramal da mesa no escritório poderá ser transportado para um hotel ou para residência do funcionário e o número do ramal será mantido, sem necessidade de qualquer programação adicional.

É o equipamento responsável por conectar o VoIP ou computador à internet, através do provedor contratado.

É o nome dado a qualquer equipamento que faz a comunicação de dois sistemas diferentes. Neste caso, a conversão é feita da telefonia convencional para a tecnologia VoIP. O ATA, adaptador de telefone analógico, é um gateway com até 2 canais VoIP. Um gateway VoIP é oferecido normalmente com 02, 04, 08, 16 ou 32 canais VoIP.

Quality of Service ou qualidade de serviço é o termo utilizado para o sistema que prioriza o tráfego de dados de um determinado serviço, para garantir que o serviço selecionado não tenha perda de qualidade. Esta perda pode ocorrer quando um link de dados é utilizado para diversos fins ou quando o mesmo está sendo totalmente utilizado. Para o VoIP, o QoS é muito importante para garantir que os pacotes de voz cheguem ao destino e sem nenhum atraso, garantindo uma boa qualidade de voz.

São portas de comunicação por onde as informações do serviço VoIP trafegam. Para o funcionamento do VoIP, é necessário que as portas 1024 à 65535. estejam livres para acesso a internet. Caso exista um firewall ou bloqueio, é necessário liberar estas portas para o equipamento do VoIP.

São vários os tipos de tecnologia disponíveis: ADSL, internet via cabo, radio Wi-Fi, Radio Wi-Max, satélite, etc. A tecnologia ADSL é oferecida pelas operadoras de telefonia fixa. A internet via cabo é oferecida por TV por assinatura. Os radios Wi-Fi são oferecidos, em sua grande maioria, por provedores de internet, principalmente em cidades pequenas e médias. Finalmente, há a solução via satélite, porém neste caso não viabiliza VoIP por causa do atraso do satélite.

Sim, mas existem diferenças quanto à qualidade e às configurações necessárias para utilização dos serviços. O ideal é utilizar acesso dedicado, oferecido por operadoras de links de dados. Isso porque a banda larga compartilhada, como o ADSL das operadoras, pode comprometer a qualidade da voz, caso haja uma alta demanda entre os usuários que estão compartilhando o mesmo link de conectividade. Os acessos de banda larga com tecnologia ADSL são assimétricos, assim, a velocidade de upload é muito menor que a de download, ou seja, nem sempre tem banda suficiente para uma boa qualidade de VoIP. Como existem diferenças de velocidade entre upload e download, o que pode ocorrer é a voz estar audível em um sentido e com interferências no outro. É importante verificar qual a velocidade de upload e download e qual a banda garantida pelo seu provedor, nem sempre ela é superior aos 30kbps por canal, necessários para o VoIP.

É preciso atentar para o fato de o serviço VoIP não realiza ligações para serviços emergenciais como 190 e ainda não aceita nem faz ligações a cobrar. Também não é recomendável o envio de fax. Em caso de falta de energia o Voip também não funciona.

O POP é uma sigla que significa que a operadora tem na região infraestrutura própria para receber, transferir ou efetuar chamadas telefônicas, conexão com internet e serviços, o que garante uma melhor qualidade nas chamadas e as tarifas mais baixas.

PSTN ou STFC são siglas que se referem à Rede Pública de Telefonia ou Serviço Telefônico Fixo Comutado.

A qualidade das ligações VoIP depende da velocidade do acesso à Internet e da banda disponível na hora da ligação. Quando existe qualidade na conexão banda larga, o desempenho pode ser superior ao da telefonia convencional. As operadoras recomendam uma banda larga simétrica exclusiva com no mínimo 30kbps (codec iLBC) tanto para upload como para download. Se o link de dados for compartilhado é recomendável a adoção de um firewall com gerenciamento (reserva) de banda e QoS (Quality-of-Services) para dar prioridade aos pacotes de VoIP em relação à qualquer outro serviço concorrente na mesma banda. Se a banda for insuficiente podem ocorrer, temporariamente, eco, corte, falha ou atraso na voz, reduzindo a qualidade na comunicação.

Se estiver usando um softphone, sim, pois o programa só será executado no seu computador. Caso contrário, seu computador não precisa estar ligado, pois o acesso pode ser feito via Internet banda larga por meio do adaptador, gateway ou telefone IP.

Sim. A conexão de VoIP é compartilhada com acesso à banda larga e pode ser ativada simultaneamente, lembrando que a conexão sendo compartilhada pode haver atraso no envio dos pacotes e uma perda na qualidade da chamada. Diversos equipamentos VoIP que compartilham a internet já possuem sistemas de priorização de tráfego para evitar o atraso no envio dos pacotes e garantir a qualidade da voz.

Quando a largura de banda é insuficiente, um dos efeitos é essa interferência na voz. Isto pode acontecer quando o seu provedor está sobrecarregado ou você está utilizando boa parte da sua banda disponível para navegar, faltando espaço para o tráfego de voz. Por este motivo recomenda-se banda mínima simétrica (upload = download) de 30kbps por canal de VoIP.

Sim, desde que sejam linhas VoIP com adaptadores ATA ou Gateways. Com isso, o serviço contratado fica disponível para todos os ramais. Antes de discar para a ligação VoIP, entretanto, é necessário utilizar um número pré-definido (grupo) para encaminhar a ligação ao adaptador (rota de menor custo). Essa, geralmente, é a melhor opção porque economiza recursos e aproveita toda infra-estrutura de telefonia já instalada na empresa.

Sim, quando se usa ATA FXS a central precisa ser configurada com o auxilio do suporte técnico especializado da central.

Retardos no codec - são os retardos de codificação do sinal e de compressão. Retardos de enfileiramento - infelizmente os bits precisam ser colocados em série na linha, assim como os pacotes inteiros, etc. Os sistemas de buffers da rede se encarregam de agir como um funil. Retardos de propagação - devido a propagação do sinal a cerca de 2/3 da velocidade da luz. A Latência dos equipamentos - retardo na passagem do sinal por um roteador, por exemplo, é calculado como o tempo gasto para o sinal entrar por uma porta e sair por outra. Jitter - Média de atraso entre a comunicação de dois equipamentos. Além disso tudo, não esquecer que em VoIP temos a atuação de 3 softwares básicos: IP, UDP e RTP, cujos cabeçalhos empilhados consomem 16 kilobit/s.

O Business Solution Tellfree é um conjunto de soluções criadas para o mercado corporativo que juntas compõem a oferta mais completa de comunicações unificadas do mercado brasileiro. Cada solução (Exchange Online, Office Communicator e PABX IP) é fornecida como um serviço por assinatura, hospedado pela Tellfree e vendido através de equipe própria e parceiros em todo Brasil. Estas soluções são projetadas com base na plataforma Microsoft® para Comunicações Unificadas.

Comunicações Unificadas são as soluções de comunicação e colaboração que resultam da integração entre serviços fundamentais como: • E-mail, contatos e agenda; • Mensagens instantâneas e presença; • Multiconferência e colaboração; • Telefonia e PABX online Projetados para fornecer comunicação simplificada com alta disponibilidade, estas soluções são altamente seguras, com simplificado gerenciamento de TI.

Ao adotar as soluções de Comunicações Unificadas Tellfree, sua empresa ganha flexibilidade, mobilidade, escalabilidade e segurança, além de aumentar a colaboração e a produtividade entre suas equipes. A redução de custos é outro benefício importante para seu negócio.

Ao desenvolver os serviços do pacote Business Solution, a Tellfree estava pensando em todos os perfis de empresas. Desde a pequena que precisa se profissionalizar até as grandes que precisam extrair o máximo de produtividade de seus colaboradores e recursos. Além disso, todas as empresas buscam melhorar a comunicação e a colaboração de suas equipes.

O pacote Business Solution é composto pelas soluções Exchange Online (email, agenda, contatos e push mail), Office Communicator (mensagens instantâneas, presença, multiconferência e colaboração), PABX IP (PABX online) e Telefonia IP (Telefonia).

Não. Todos os serviços que compõem a oferta Business Solution são hospedados nos servidores da Tellfree e o processamento é feito na nuvem (cloud computing). Isso quer dizer que todos os serviços são prestados através da internet, dispensando a necessidade de investir na compra de equipamentos.

Não existe taxa de adesão para os serviços do pacote Business Solution. Porém, será cobrado um valor para a elaboração e instalação do projeto, caso isso fique sob responsabilidade da Tellfree ou de um dos nossos parceiros.

Sua primeira mensalidade vencerá no dia correspondente à contratação dos serviços. Por exemplo: se você contratou Business Solution no dia 10 de maio, as datas de vencimento serão todo dia 10 de cada mês. Caso seja do seu interesse, você pode alterar as datas de vencimento, ligando para o SAC Tellfree e indicando a data que lhe é mais conveniente.

Basta entrar em contato com o SAC pelo 0800 709 3034 e solicitar o cancelamento.

O pagamento é feito via boleto, até a data do vencimento, em qualquer agência bancária ou pela internet. Você receberá o boleto e a nota fiscal via correio em aproximadamente 10 dias antes da sua data de vencimento.

A política de alteração de preços está descrita no contrato. Sempre que ocorrer alguma alteração nas tarifas, que não seja ocasionado pela mudança de serviço, o cliente é previamente notificado através de carta e e- mail.

Sim. O Exchange Online permite acesso à interface Outlook®, pelo seu computador, de qualquer lugar. Graças ao recurso Outlook® Anywhere você só precisa ter acesso à internet, dispensando o uso de VPNs. Além disso, você pode acessar seu e-mail corporativo de qualquer computador, via webmail, através do OWA (Outlook® Web Access).

Possível ter o número de ramais que eu quiser? Sim. O PABX IP é totalmente flexível. Ele parte de poucos até milhares de ramais. Analise a necessidade do seu negócio e faça a contratação da quantidade exata que você precisa, sem imobilizar recursos com equipamentos de PABX.

Ao contratar o PABX IP você terá um PABX online com funcionalidades e recursos muito superiores aos dos PABX tradicionais que estão no mercado. Por esta razão, você acabará substituindo todos os ramais do seu atual PABX pelos ramais do PABX IP. Desta forma, você não precisará mais de um serviço de manutenção, pois todo gerenciamento e configuração do PABX IP pode ser feito pela internet.

É muito simples. O PABX IP permite que você tenha a mesma seqüência de numeração para todas as suas filiais. Isso facilita a ligação entre ramais e o gerenciamento dos grupos de usuários. Ao elaborar o projeto para sua empresa, o representante Tellfree deverá ser informado do número de filiais que sua empresa possui e em quais localidades. De posse destas informações, ele lhe oferecerá a melhor solução para interligar a comunicação com todas as suas filiais.

Entre em contato com a central de relacionamento da Tellfree pelo telefone 0800 709 3034. Indicaremos um de nossos parceiros que vai lhe atender e avaliar com você qual a melhor solução para a sua empresa.

O Office Communicator esta disponível nas versões em Português, Inglês e Espanhol.

Entre em contato, sempre que precisar, com o suporte técnico Tellfree, disponível 24h por dia, 7 dias por semana. Você também pode falar diretamente com o SAC Tellfree. Ambos os atendimentos são feitos pelo telefone 0800 887 1160. Se preferir, mande um e-mail para SAC@tellfree.com.br ou suporte@tellfree.com.br.

Com a solução PABX IP a gestão dos inúmeros recursos do seu PABX será completa e centralizada. Todas as atualizações podem ser feitas pela web, de maneira simples e rápida.

Para contratar os serviços do pacote Business Solution você deve procurar um representante autorizado Tellfree. As vendas só podem ser feitas por estes representantes ou por nossa equipe própria de vendas.

Depende de qual, ou quais, serviços você vai contratar e da quantidade de licenças que você precisa. Veja as soluções combinadas que temos disponíveis, com preços variando de R$15,90 a R$99,90. Se você precisar de uma oferta mais específica, entre em contato conosco para avaliarmos sua necessidade.

O pagamento é pós-pago. Você deverá fazer o pagamento 30 dias após a contratação dos seus serviços.

Sim, você pode contratar os serviços de forma combinada ou separadamente. Avalie as necessidades de comunicação da sua empresa e depois escolha qual a melhor solução para você.

Se você ainda estiver no período de experimentação dos serviços, você não precisará pagar nenhuma multa. Mas se estiver dentro do período de vigência do seu contrato, você deve entrar em contato com nossa central de relacionamento e solicitar o cancelamento dos seus serviços. Nossa equipe fará os cálculos e lhe passará o valor da multa. Lembrando que o contrato tem validade de 12 meses.

Sim, pois todos os serviços do pacote Business Solution são escaláveis, com flexibilidade de contratação. Contrate estes serviços por licenças, de acordo com a quantidade que sua empresa precisa. Caso haja necessidade de ampliar o número de usuários, basta entrar em contato com a Tellfree, a qualquer momento, e solicitar a aquisição de novas contas.

Somente para a contratação da solução PABX IP é necessária a contratação de no mínimo três (3) licenças. As demais soluções podem ser contratadas apenas com uma (1) licença.

Depende dos serviços que você vai contratar e qual deles será o mais usado pela sua empresa. O número de usuários simultâneos e os aplicativos usados com maior freqüência devem ser levados em consideração na hora de mensurar sua internet. Por exemplo, se você contratar o Office Communicator e for usar com freqüência os recursos de vídeo conferência, é necessário que você tenha uma internet com velocidade suficiente para suportar este tráfego de dados. O ideal é que sua empresa tenha uma conexão dedicada para seus serviços. Caso você tenha interesse, a Tellfree poderá lhe disponibilizar os links de acesso com serviços de internet para lhe garantir a melhor experiência de uso.

A instalação dos serviços é simples, porém requer um planejamento que será executado pelo representante Tellfree que lhe vendeu a solução. Nosso representante construirá com você o projeto de instalação ideal para sua empresa. Depois, você pode optar se quer executar este projeto ou prefere que o parceiro Tellfree o faça. Importante: Este projeto será cobrado à parte. O tamanho do projeto, o número de usuários e a quantidade de horas para instalação influenciam no valor a ser cobrado.

Sim. Se você estiver usando o domínio tellfree.net basta que o seu usuário esteja liberado para usufruir da comunicação com as redes públicas de mensageria. Esta configuração é gerenciada pelo usuário. Caso você esteja usando um domínio da sua empresa, é necessário adquirir um serviço com certificado digital.

Sim. Você só vai precisar configurar este domínio nos servidores da Tellfree. Essa operação é gratuita.

Sim, você pode. A Tellfree vai lhe disponibilizar um domínio gratuito (tellfree.net) para que sua empresa possa usar todos os recursos dos serviços de Comunicações Unificadas.

Você poderá usufruir dos recursos do Business Solution de várias maneiras. No entanto, sua experiência será mais rica e produtiva utilizando recursos multimídia. Caso você tenha adquirido o serviço PABX IP, você deverá possuir um telefone IP, com recursos capazes de suportar as funcionalidades disponíveis neste serviço. A Tellfree disponibiliza uma relação de equipamentos homologados, de modelos simples até os mais completos e sofisticados. Caso queira, você poderá também adquirir alguns destes equipamentos, através da própria Tellfree, entre em contato para mais informações.

A ativação dos serviços contratados será executada pelo representante Tellfree que lhe atendeu. Ele fará as configurações iniciais das contas de e-mail, de Office Communicator e dos ramais do PABX IP que sua empresa adquiriu. Após a ativação, os demais ajustes de configuração de contas e usuários, podem ser feitos por você ou pelo administrador de rede da sua empresa.

O serviço Live Meeting® é uma solução de sala de conferência web, onde os participantes podem compartilhar e/ou interagir com conteúdo dinâmico como voz, vídeo, chat, aplicações e até mesmo a área de trabalho do computador. O Live Meeting® é parte integrante do Office Communicator e não um serviço separado. Para ter acesso as funcionalidades do Live Meeting®, o cliente deve contratar o Office Communicator em sua versão Enterprise. Para que um usuário participe de uma conferência ele deve ter instalado e configurado o Live Meeting® em seu computador.

Para o correto funcionamento de todos os recursos de Comunicações Unificadas do pacote Business Solution, você deverá ter em sua empresa computadores com as configurações abaixo ou superiores: •Memória Ram: A partir de 1 GB •Placa de Vídeo: 64mb ou superior •Processador: A partir de 2 GHz •Espaço em disco: Pelo menos 2 GB disponível. •Webcam e microfone para os recursos de áudio e vídeo conferência. •Link de internet (o consumo de banda deve ser avaliado caso a caso).

Microsoft: recomenda-se a utilização do sistema Windows XP SP2 ou superior. Macintosh (Mac): alguns recursos do Office Communicator não estão habilitados. Linux: os sistemas baseados neste sistema operacional não suportam comunicações unificadas, sendo possível utilizar apenas e-mail sem suas funções avançadas.

A Tellfree oferece um contrato de serviço com 99,9% de disponibilidade das plataformas que suportam as soluções. Estas plataformas são constituídas por um conjunto de equipamentos, redes e sistemas, projetados para proporcionar alta disponibilidade, alta performance e segurança. No entanto, a qualidade percebida pelo usuário também depende dos seus recursos computacionais e de conectividade.

A Tellfree recomenda que o cliente utilize uma conexão dedicada, em seu principal escritório, para acesso aos serviços. Pois para que os serviços fluam com qualidade é necessária uma quantidade mínima de banda garantida. Abaixo seguem informações técnicas adicionais relativas ao consumo de banda e qualidade dos serviços: •Dados: 56 kbps (alta qualidade); •Voz: 50 kbps (mínimo); 80 kbps (alta qualidade); •Vídeo: 50 kbps (mínimo); 250 kbps (CIF), 600 kbps (VGA), 1,5 Mbps (HD) (alta qualidade).

Toda comunicação dos serviços Business Solution, seja em áudio, vídeo ou texto, são estabelecidas utilizando criptografia de 128 bits, em sessões SSL (HTTPS).

A Tellfree utiliza a tecnologia de criptografia de dados da Microsoft®, com chaves de 128 bits, tanto para mensagens de áudio, vídeo ou texto. Além disso, os dispositivos de armazenamento de dados das plataformas da Tellfree são redundantes, ou seja, garantem a recuperação total dos dados, em caso de pane.

O parceiro Tellfree que lhe atendeu analisará com você o seu projeto e buscará a melhor solução para a migração de suas contas de e-mail.

Todas as contas de e-mail deverão ser migradas para o Exchange Online da Tellfree.

Sim, você pode. Lembre-se que os serviços do Business Solution são totalmente flexíveis e escaláveis. Acesse sua conta, com um login de administrador e faça as alterações conforme suas necessidades. No entanto, é bom que você fique atento à capacidade mínima das caixas postais que constam em contrato. Esse valor mínimo não pode ser alterado. Quanto ao custo, entre em contato com o representante Tellfree que lhe atendeu e confira com ele os valores para esta ampliação.


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